quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fofos de Belas


Convidada pela Nana a participar do intercâmbio culinário entre brasileiros e portugueses, já achei interessante. Tão logo fui informada de quem seria minha parceira, a Kláudinha, do Piratinha Piriri, visitei seu blog e já me encantei com o que encontrei. Com a troca de e-mails e visitas constantes ao seu cantinho, confirmei o quão carinhosa, gentil e prendada é a minha parceira. Chegou a emocionar-me com as homenagens que fez à sua avó e ao seu filho. Confiram os posts.



Tanto a Kláu quanto eu preferimos os doces, então escolhi os Fofos de Belas, cujo nome inicial era Fartos de Creme. É um doce típico de Belas, freguesia de Sintra, onde a minha parceira viveu muitos anos. Receita para ser repetida, com certeza.

Ingredientes
Massa:
4 ovos
225g de açúcar (usei 120g)
150g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
raspa de 1 limão
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar


Creme:
4 colheres (sobremesa) de amido de milho
50ml de leite
90g de açúcar (usei 45g)
3 gemas
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
Unte e enfarinhe formas de muffins ou empadas. Pode ser feito em assadeira grande e depois cortados círculos. Pré-aqueça o forno a 180°.Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas até fazerem espuma. Aos poucos adicione o açúcar e bata mais um pouco. Peneire a farinha com o fermento e misture delicadamente ao conteúdo do batedeira. Junte a raspa de limão e as claras em neve. Distribua pelas formas e leve para assar por 35 minutos. Retire e deixe esfriar.

Prepare o creme: coloque o amido de milho numa panela com leite frio, mexendo bem até dissolver. Leve ao fogo para engrossar, sempre mexendo e em fogo baixo. Fora do fogo, misture o açúcar e as gemas e adicione ao preparado anterior. Leve ao fogo baixo novamente, mexendo até engrossar. Acrescentei 1 colher (café) de essência de baunilha. Retire e deixe esfriar.
Abra os bolinhos ao meio e recheie com o creme. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.